Blogay

A contribuição dos gays, lésbicas e travestis para o mundo

 

Globo x Globo: O beijo gay

Na cena da morte do amante de Crô em "Fina Estampa", desta sexta-feira, 13, era para ter um diálogo irônico.

O mordomo ao ver o amante morto aos seus pés diz: “E agora, ele se foi…  Sem sequer me dar um último beijo!”. E Teresa Cristina sempre irônica e autorreferente tripudiaria: “E nem podia… Beijo gay tá proibido mesmo!”

Essa última frase não foi ao ar para desgosto de Aguinaldo Silva e de todos que tinham conhecimento desse diálogo. O jornalista Maurício Stycer escreveu sobre lembrando que “em 2010, a Rede Globo se manifestou oficialmente sobre o assunto, dizendo que o ‘beijo gay’ não era apropriado para a sua audiência”. Mesmo assim, questionou - já que não teve beijo mesmo - no final de seu artigo: “Por que a fala não foi ao ar?”

O colunista do F5 Ricardo Feltrin disse no começo desse ano que a Globo quer ser uma TV fofa. Fofa, porém sem saber ainda rir de si.

Tanto artistas como boa parte da equipe da Globo tentam de diversas modos burlar essa “ordem” e finalmente quebrar esse tabu do beijo entre homossexuais na televisão brasileira. Já foi gravado diversas cenas em novelas e nada.

Durante a campanha eleitoral de 2010, o Partido do Socialismo e Liberdade (PSOL) se orgulhou de passar um beijo gay durante o horário nobre na telinha e consequentemente na Globo.

Mas ainda era algo feito fora da emissora. Para surpresa de muitos, no dia 27 de dezembro, durante a retrospectiva 2011 feita pelo Vídeo Show, Jô Soares concorda com os ganhadores de melhor beijo de 2011 na telinha, mas faz um adendo que o beijo mais belo para ele era o de Ney Latorraca e Tarcísio Meira, em “O Beijo no Asfalto” (1981), filme de Bruno Barreto baseado em peça de Nelson Rodrigues. Isto é, uma obra de 1960, um clássico.

Aliás, ele não só falou como pediu para que reproduzissem a imagem e assim, de forma fofa e sorrateira, a imagem de um beijo gay provou que não há muito o que temer, só os inseguros tem algo a temer.

Cena de "O Beijo no Asfalto"

Escrito por Vitor Angelo às 23h49

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blogay Blogay é editado pelo jornalista e roteirista Vitor Angelo. Foi colunista da seção GLS da Revista da Folha.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.